Problemas de Pele

DERMATITES(=ECZEMAS)

   

Reacção inflamatória da pele, de evolução aguda, sub - aguda ou crónica, que resulta da actuação de factores de natureza endógena ou exógena, actuando isoladamente ou de forma combinada.

O principal sintoma inicial consiste na ruborização da pele (eritema).

Se a reacção persistir a inflamação pode acentuar-se, surgindo sucessivamente pequenas pápulas, bolhas de conteúdo líquido claro ou purulento que podem rebentar e exsudar ou, por confluência, dar lugar a bolhas de tamanhos variáveis.

Com rebentamento das bolhas formam-se crostas e posteriormente a pele descama e finalmente cicatriza.

 

 

    

DERMATITES MAIS FREQUENTES

Dermatite da Fralda (=Assadura)

 

 

 

A Dermite das Fraldas é um dos problemas cutâneos mais frequentes no primeiro ano de vida do bebé que se manifesta pelo aparecimento de irritação e/ou inflamação da pele que está em contacto com a fralda e resulta da fragilização da pele na zona da fralda. O contacto prolongado e oclusivo da pele do bebé com a urina e fezes, aliado a uma higiene incorrecta, provoca a maceração da pele que, conjuntamente com o traumatismo causado pela fricção da fralda com a pele, podem conduzir ao aparecimento de eritema e inflamação.

 

Uma dermite das fraldas não tratada ou infectada pode evoluir para a erosão ou ulceração da pele. Por este motivo, a higiene e protecção na mudança de fralda com os produtos adequados constitui uma medida essencial na prevenção do aparecimento da Dermite das Fraldas.

 

 

DERMATITE ATÓPICA

 

 

A Dermite Atópica, também conhecida como Eczema Atópico ou Eczema Constitucional, é uma afecção crónica e inflamatória da pele do bebé, da criança ou do adulto, marcadamente pruriginosa, caracterizada por secura acentuada da pele, lesões de eczema e infecção cutânea. Constitui a dermatose mais comum, podendo afectar 15% das crianças.

 

Podemos reconhecer a dermite atópica pela presença de quatro sinais principais:

- Secura da pele constante, atingindo a totalidade da pele, mesmo fora das crises.

- Prurido muitas vezes intenso, tornam a criança muito agitada, perturbando o seu sono. O facto de se coçar pode desencadear infecções.

- Colonização por microorganismos, mais frequentemente por Staphylococcus aureus.

- Inflamação da pele.